domingo, 6 de julho de 2008

Defendemos as Empresas Júniores

Uma das necessidades que os universitários sentem dentro do ambiente de produção de conhecimento é colocar em prática o aprendizado de sala de aula. E os estágios profissionais e as bolsas de pesquisa são as formas mais utilizadas para utilizar o conhecimento obtido. Felizmente, nos últimos anos, surgiu uma outra oportunidade de aliar a teoria com a prática, que são as empresas júniores


Uma empresa júnior (EJ) é uma associação sem fins lucrativos, fundada e organizada por alunos de um curso para trabalhar com as ferramentas e técnicas que dispõem. Seus membros não recebem salário e os serviços são executados apenas pelo valor de custo. Os projetos são orientados pelos professores - que também supervisionam a Empresas Júnior - e as empresas júniores contam com um Conselho Fiscal - geralmente composto por professores e formandos dos cursos - para fiscalizar suas contas.


A UFSM destaca-se nacionalmente no Movimento Empresa Júnior (MEJ) por sediar várias destas iniciativas. Estão constituídas dentro da nossa universidade as seguintes empresas júniores:


  • Objetiva JR - Administração
  • Floresta JR - Engenharia Florestal
  • Caduceu JR - Ciências Contábeis
  • Projetar JR - Desenho Industrial
  • Ethos JR - Ciências Sociais
  • Agrosul JR - Agronomia


E, de ante-mão, já sabemos da criação de novas empresas júniores dentro da UFSM.


A Chapa 3 - O Tempo Não Pára defende as empresas júniores. Esta é uma iniciativa saudável, que dá um grande retorno aos universitários e também aos professores, que podem verificar como anda o aprendizado dos alunos e ensinar novas técnicas. Empresas Júniores não são uma privatização da UFSM, pois os serviços são prestados para micro e pequenas empresas - ajudando o empresariado santa-mariense a servir a sociedade melhor e criando novos empregos. O argumento da busca de lucro também não é válido, pois o valor cobrado é sempre o preço de custo do projeto. Além disso, as empresas júniores mantém projetos de reponsabilidade social, voltados a ajudar a comunidade.


Aliado as empresas júniores existentes, o DCE atual ajudou a criar o Núcleo de Empresas Júniores de Santa Maria (NEJSM). Esta associação pretende fortalecer o movimento empresa júnior na cidade. A diretoria foi escolhida em eleições e em setembro se realizará o 1º Encontro de Empresas Júniores de Santa Maria.


Portanto, consideramos as empresas júniores como um movimento legítimo, representante de parcela dos universitários, de bom caráter e que não privatiza a faculdade. É uma iniciativa de extensão que deve ser respeitada, principalmente pelos serviços já prestados. A Chapa 3 - O Tempo Não Pára apóia os universitários que são empresários júniores.



5 comentários:

Unknown disse...

Não é de admirar que a chapa 3 divulgue suas idéias se vacinando contra possíveis críticas. É claro que existe o caráter privatista nas empresas júnior. Dizer que o preço cobrado é apenas o do serviço prestado não significa que não haja uma ligação entre as empresas júnior e o lucro privado. Além disso, existe ligação destas empresas com as fundações de apoio dentro da universidade. Sobre estas últimas, pouparei palavras pois não é preciso roubar mais do que 1 centavo para contestar a perniciosidade de uma instituição, quem dirá 44 milhões. As empresas júnior são a expressão do caráter privatista da atual política para a educação, colocam à preço de banana para as grandes empresas o conhecimento adquirido dentro da universidade mantida com dinheiro público, dinheiro pago pela grande parcela da população que não consegue colocar seus filhos dentro da universidade. Qualquer um em sã consciência consegue ver o que representam as empresas júnior para o ensino superior, e isto se resume a uma palavra: PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO. Espero uma melhor justificativa da chapa 3 para defender as empresas júnior, qual sua real finalidade dentro dos cursos, a quem ela serve. Porque essa proposta apresentada não tem pé nem cabeça.

Unknown disse...

E as empresas junior desviarão dinheiro para os lídieres do DCE, nos mesmos moldes das sistemistas do DETRAN!! Carlos - Engenharia

Atanásio ''Picareta de Cavalo'' disse...

Mas que coisa não?

Atanásio ''Picareta de Cavalo'' disse...

E vcs tão achando caro o preço da passagem? ENTÃO VÃO DE A PÉ PRO CAMPUS PTSADA!!!!!

Anônimo disse...

Heaheaheahae.. oq essa criatura sabe sobre empresa Junior? Esse é do tipo "guri de apartamento" veio p/ cidade grande e quer se sentir util, lutando por uma causa que nem sabe o q é, nem sabe a ideologia de um movimento estudantil, e se isso vai te deixar triste, a prefeita do Sr Valdeci Oliveira patrocina todos, eu disse TODOS os eventos realizados elas empresas Juniores.. Sr Caio Alexandre vulgo "guri de apartamento" procure saber mais sobre as empresas juniores, quem sabe ingresse numa p/ conhecer o mercado de trabalho e a sua verdadeira razão de existência. Outra coisa Che Guevara já morreu.